Arquivo do blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O que é Prontuário Médico?

Simônides Bacelar

O nome prontuário provém do latim prontuarium, lugar em que se guardam as coisas que devem estar à mão, despensa, armário. Daí, por extensão, manual de informações úteis; de promptus, preparado, que está à mão; de promere, tirar uma coisa de onde está guardada, fazer sair (Houaiss, 2001).

A expressão Prontuário Médico é amplamente usada, o que lhe dá legitimidade. Mas é ambígua e, por isso, objeto de críticas, sobretudo de outras áreas profissionais atinentes à assistência ao doente. Nos dicionários, o adjetivo médico significa medicinal, relativo ao médico, à medicina, àquilo que cura. Desse modo, fica a parecer, sobretudo fora do meio profissional, que o prontuário é do médico ou versa sobre ele ou é usado só por médicos. Tal denominação pode desencorajar profissionais não-médicos de aí fazer suas observações, atitude que pode desfavorecer o enfermo e a equipe assistencial. 

Embora o prontuário seja escrito, no mais das vezes, pelos médicos, refere-se ao paciente, e os dados aí constantes pertencem a este e à instituição que o assiste. Segundo o parecer CRM-DF 43/2000, toda documentação referente ao atendimento prestado ao assistido pertence a este. Por analogia a laudo médico, relatório médico, exame médico, diz-se também prontuário médico. Contudo, é oportuno citar que Prontuário Nosológico do Paciente ou Prontuário Médico do Paciente são expressões completas e expressivas, que podem ser adotadas em comunicações científicas formais. Prontuário do Paciente é denominação encurtada, aceitável por ser expressiva e "politicamente adequada". 

No âmbito médico, pode-se dizer apenas prontuário. Em informática, já se usa amplamente a expressão Prontuário Eletrônico do Paciente. Diz-se também Registro Clínico, mas é expressão confrontante com sua utilização para registros de casos cirúrgicos e descrições cirúrgicas. Em Portugal, é nominado de Processo Clínico, no qual processo significa adequadamente conjunto de documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário